Home Notícias

CNN - On the road Brazil

Wildlife abounds in Brazil's Pantanal. 

alt

Watch a short video by CNN about the Pantanal of Mato Grosso made at Araras Pantanal Eco Lodge here




 

Araras Eco Lodge consta em guia de associação nacional de hotéis, como "Roteiro de Charme"

There are no translations available.

Notícia veículada no site jornalístico Olhar Direto - 14/05/2013 - 16:57

Stéfanie Medeiros - Especial para o Olhar Conceito

Fotos: Stéfanie Medeiros

Link da notícia: http://tinyurl.com/ow7abcw

alt

O Brasil e o mundo está de olho no Araras Eco Lodge. A Associação Hotéis Roteiros de Charme é um guia que possui atualmente 59 pousadas, hotéis e refúgios ecológicos em seu roteiros. Para ser considerado  um Roteiro de Charme, o estabelecimento precisa fazer a inscrição e ter foco na sustentabilidade e preservação ambiental. A propósito, enquanto a reportagem do Olhar Conceito esteve na pousada, uma equipe do canal de notícias americano CNN fazia uma reportagem para apresentar aos Estados Unidos o Pantanal e explorar os arredores de uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 (Cuiabá).

Sem se inscrever para entrar no guia, a Pousada mato-grossense foi convidado a fazer parte dele, não  somente pela prática de harmonia dos hóspedes com o ambiente, mas também pelo uso inteligente dos  recursos naturais. Por exemplo: a água usada nas torneiras e chuveiros são tratadas no quintal dos fundos da pousada, por quatro processos diferentes. 

Depois que são utilizadas, passam novamente por tratamento para voltar ao ambiente natural sem grandes prejuízos. A água potável também é produzida no estabelecimento e oferecida gratuitamente aos hóspedes. “Nós temos água industrializada também, mas quanto mais água própria oferecermos, menos garrafas de plástico precisam vir para cá. E os hóspedes geralmente tomam a que produzimos aqui”, explicou André.

Os banhos quentes são provenientes dos tetos solares instalados ao longo dos quartos. Já o lixo orgânico vira adubo ou comida dos porcos criados na fazenda Passo da Ema, também parte da pousada.

alt

COMO SURGIU O ARARAS ECO LODGE

Em volta dos caminhos de pedra que levam aos quatros com decoração simples e rústicos, estão a grama, e mais abaixo os pequenos lagos que ficam inundados na época de cheia. São no total 2.760 hectares que constituem a pousada Araras Eco Lodge, que também conta com uma fazenda mais afastada onde as pessoas podem imergir ainda mais no Pantanal.

Quando a reportagem foi a este estabelecimento mais afastado para participar das atividades de canoagem, as araras e pica paus de cabeça vermelha ficavam na janela, ansiosos para pegar uma migalha de pão ou bolo. Uma das aves até tentou entrar no salão, e ficou pendurado na tela observando a comida. Um jacaré imóvel fazia seu papel de modelo paciente para os turistas impressionados. Isto tudo ao lado da casa de madeira, a menos de um metro de distância das pessoas.

alt

No café da manhã de domingo (12), os hóspedes saborearam suas bebidas ao som da chuva, na companhia de um veado pantaneiro, que andando de um lado para o outro, era observado com admiração e fotografado incessantemente. Alguns pássaros estavam tão acostumados com os hóspedes que ficavam a poucos centímetros de distância das pessoas antes de saírem voando com manteiga, pão ou um pedacinho de bolo pendurado no bico.

A história do Araras Eco Lodge começa há quase um século, na época em que o garimpo começou a perder força, e por isto as pessoas vieram para o Pantanal criar gado. A ocupação, ao contrário da maioria, começou do norte e foi descendo para o sul, e a terra era dividida ou unida com o casamento destas famílias.

Uma destas uniões agregou sob o comando de um casal cerca de 36 mil hectares, incluindo a área onde hoje é localizada o Araras Eco Lodge. Um dos seis filhos deste casamento, chamado Vicente, ganhou uma parte da grande fazenda, onde construiu o que era inicialmente a sede da pousada. Estes cômodos são hoje os quatros 13, 14 e 15 e conservam sua estrutura original.

alt

Para completar a história do Araras Eco Lodge, temos que voltar um pouco e focar em André, que começou a se interessar por eco turismo desde cedo, aos 17 anos. Em um primeiro momento, Thuronyi não trabalhava com uma sede fixa: morava no Rio de Janeiro, mas tinha um escritório em Bruxelas, na Europa, onde oferecia mais de cem rotas para turistas estrangeiros em Corumbá, Cuiabá, Santarém, Manaus e Belém.

Estes passeios eram feitos com jipes, barcos ou cavalos, e os turistas acampavam no local. “Hoje eu estou bem mais mocinho do que antes. Eu passava duas temporadas inteiras acampando, ia para os lugares só a cavalo, de jipe ou de barco”, disse. Neste época, em 1947, André teria recusado-se a comprar uma pousada ou local fixo para realizar os passeios.

Felizmente para o Araras Eco Lodge, os funcionários de André, sem pedir sua autorização, arrendaram o que já eram dez quartos construídos por Vincente. “Eles nem me pediram, porque sabiam que eu ia dizer não. Na época nós só arrendamos, porque não tínhamos recursos para comprar, reformar ou fazer publicidade”.

Mas com o crescimento do Eco Turismo, o Pantanal começou a ganhar visibilidade. Em 36 anos, de nenhuma pousada, a região agora possui 70 estabelecimentos, cada um oferecendo diferentes atividades e focando em um aspecto diversificado da natureza pantaneira. O Araras Eco Lodge, por exemplo, não trabalha com pescaria. 

Por conta de sua beleza conservada, protegida e de certa forma intocada, só observada, os arredores que fazem parte do Araras Eco Lodge já foram palcos de diversas novelas, filmes e documentários. 

alt

Endereço do Araras Eco Lodge:

Estrada Parque Transpantaneira, km 32 - Mato Grosso - Brasil

A Pousada Araras Pantanal Eco Lodge (latitude: Sul 16o30'42,4" e longitude: Oeste 56o 42'39,4") está localizada no Pantanal Norte, principal santuário de vida silvestre do continente sul-americano. Inserida num ambiente de rara e múltipla biodiversidade, a pousada foi construída em harmonia com seu entorno e tem acesso, durante todo o ano, pela Estrada-Parque Transpantaneira, a 132 km ao sul de Cuiabá, MT.

 

No Araras Eco Lodge visitantes 'enfrentam' sua própria natureza e harmonizam com a fauna e flora

There are no translations available.

Notícia veículada no site jornalístico Olhar Direto - 14/05/2013 - 15:40

Stéfanie Medeiros - Especial para o Olhar Conceito

Fotos: Stéfanie Medeiros

Link da notícia: http://tinyurl.com/pc4zvmg  

alt

No meio da mata nativa e dos animais selvagens, muitas pousadas se propõem a trazer um pedacinho da cidade para o Pantanal, um lugar onde as pessoas possam observar a beleza natural sem sair da sua zona de conforto. Este é o oposto do que quer o Araras Eco Lodge, ou seu proprietário, André von Thuronyi, 58 anos. 

“Aqui nós somos naturalistas”, disse André; “Nossa proposta é o reencontro consigo mesmo através da natureza. Porque isso aqui é a verdade, nós todos viemos da natureza, mas de alguma forma estamos nascendo no concreto. Aquilo [cidade] não é real. É aqui que a gente se reencontra”.

alt alt

Os brejos, árvores, vegetação aquática e animais estão onde sempre estiveram: o Pantanal não teve que se adaptar a pousada, e sim o hotel se adequou ao Pantanal, incorporando em sua estrutura tanto a flora quanto a fauna do local. Ou melhor dizendo: o Araras Eco Lodge passou a ser uma das milhões de formas de vida que habitam nosso rico ecossistema pantaneiro.

Às cinco da manhã, grupos de hóspedes já estão acordados andando pelas trilhas, visitando as torres e interagindo de forma harmônica com os animais. Durante o dia, o movimento no gramado e caminhos de pedras do hotel são usados tanto por pessoas, quanto por capivaras, pássaros, veados pantaneiros e demais moradores da região. “As pessoas falam pra mim: ‘você é naturalista, mas faz isso, faz aquilo. Todas as figuras que se destacam são controversas. Eu acredito que para preservar uma grande quantidade de terra, é preciso ceder uma pequena porção”, disse Thuronyi.

Mas é como se a pequena porção de terra cedida tivesse se integrado a rotina dos animais. Os que caçam a noite geralmente convivem com grupos ampliando sua visão no escuros pelas trilhas. Dividem o espaço com pessoas que falam diferentes línguas, que os admiram e que, de certa forma, passaram a fazer parte do Pantanal.

alt alt

POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E HARMONIZAÇÃO AMBIENTAL


Thuronyi, já instalado no Araras Eco Lodge há 23 anos, evita trazer para o Pantanal interruptores da harmonia vigente na região. Por exemplo, ele não tem cachorros em sua propriedade, e afirma que
não são bem vindos. “Eles atrapalham com o equilíbrio do lugar e causam distúrbios no ecossistema” explicou para um grupo de hóspedes.

Na entrada principal da sede da pousada, sem saber exatamente quais seriam os resultados, André plantou uma fileira de palmeiras. E além dos frutos, as consequências foram belas, e ligeiramente
barulhentas: uma colônia de papagaios instalou-se nas árvores, protegendo-se pela convivência em grupo.

Outro investimento, necessário para a conservação da espécie e uma das “atrações” preferidas dos turistas, tanto estrangeiros quanto brasileiros, são as araras azuis. Um dos casais desta ave vive na
propriedade de André, e já teve um total de 18 filhotes, sendo que quatro deles sobreviveram com certeza. 

Um dos desafios para que a espécie multiplique-se é diminuir a mortalidade dos filhotes. Como o ninho das araras azuis são pequenos para que dois recém-nascidos cresçam juntos, o irmão mais forte joga o mais frágil para fora do ninho. O sobrevivente fica aos cuidados dos pais por 18 meses.

Para tentar resolver este problema, André colocou em três árvores casinhas de um material especial com espaço suficiente para três filhotes. Desde então, as aves passaram a cuidar de até dois filhotes ao mesmo tempo. No entanto, a natureza é dinâmica, e um formigueiro, e em seguida uma jaguatirica, foram os responsáveis pela morte de dois dos bebês azuis. Por isso é possível ver nas árvores onde as araras têm seus ninhos uma faixa de ferro e um fio coberto de graxa no tronco: para evitar predadores desta espécie em extinção.

altalt


Endereço do Araras Eco Lodge:

Estrada Parque Transpantaneira, km 32 - Mato Grosso - Brasil

A Pousada Araras Pantanal Eco Lodge (latitude: Sul 16o30'42,4" e longitude: Oeste 56o 42'39,4") está localizada no Pantanal Norte, principal santuário de vida silvestre do continente sul americano. Inserida num ambiente de rara e múltipla biodiversidade, a pousada foi construída em harmonia com seu entorno e tem acesso, durante todo o ano, pela Estrada-Parque Transpantaneira, a 132 km ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

 

Programs and projects of environmental preservation

Did you know?

That by visiting Araras Eco Lodge you directly contribute to our programs and projects of environmental preservation.

alt


In 1993 there were 27 Hyacinth Macaws (hyacinthine macaw) living inside the Araras Eco Lodge borders and its neighboring areas? Today, there are 42 of them! 

This mark was reached through nest monitoring, inhibiting the capture of chicks for commercial purposes, and educating the locals regarding a more protective attitude towards the fauna. 

And we also distribute artificial nests; we are systematically planting the manduvis, an indigenous tree where more than 87% of the macaw's nests were found. With the continuous occupation and the splitting of the large ranches in the Pantanal, these trees are being cut down and have diminished sensibly for they are used to make salt trugs, besides the fact that they burn easily because of their soft consistency. We are also recuperating large areas with the palm acuri, which produces a nut that is these birds' principal source of food. 


On the Araras 

The best confirmation of our success on the work concerning the “ANADORHYNCHUS HYACINTHINUS” is that after eight years of distributing artificial nests for the macaws, in September 2002, one of the nests placed at the top of a “Tarumeira” tree, just outside one of our apartments, was disputed by three young couples of “hyacinthus”, indicating the expansion and vitality of this species, that finds in our protection area plenty of food, as well as water and nests. We expect to meet their chicks in November.


Foto: Risa Muggler


Fonte: Araras Eco lodge - Pantanal BR 


 

Transpantaneira - Brasiliens wilder Highway




        For 02 seasons the German vídeo crew from Bayerisches Fernsehen with the support o four team from Araras Pantanal Eco Lodge has produced this documentary on the Transpantaneira Park Road which was shown in May 4th at 19h00 in the Bavarian Television channel. 

alt

Have a look on their home page and watch a sneak peak: HERE 


We hope you will enjoy,

Beste wunsche!



 
More Articles...
Português (Brasil)English (United Kingdom)
Haras Bafo da Onça - Cavalo Pantaneiro

Weather in  Pocone 

82°F
High: 90°F
Low: 76°F
Sunrise  6:07 am
Sunset 7:12 pm
Wind: 9 mph
Humidity: 70 %
Visibility: 6.21 mi
 
Login or Register
Login to access the protected area