Home Projeto Ambiental Pioneirismo

Pioneirismo

Por estarmos envolvidos com o turismo de natureza (Expedições, Eco-turismo), há 28 anos, somos considerados os pioneiros no Brasil, tendo desenvolvido atividade desde a Ilha de Marajó, no Amazonas até Tabatinga, divisa com Peru. No Pantanal estamos presentes a 19 anos. Por termos tidos a experiência no receptivo na época da Expeditours do Rio de Janeiro, experiência no emissivo como proprietários da Brasitour na Bélgica (Principal operadora de emissivo no Brasil) e termos sidos premiados com vários troféus e menções como Opaxoré (BA), Selo Verde (dia da terra 92 - SIGMA), destaque do turismo (Folha do Turismo 92) entre outros, temos a convicção de poder oferecer a Segurança e a Qualidade de serviços que vossos visitantes merecem.
altalt
Em relatório de 1987 encomendado pela OEA, identificou-se o ECOTURISMO como uma das mais promissoras e possíveis opções de desenvolvimento sustentável para as regiões da Amazônia Legal e o do Pantanal.

Em 1992 com a realização da RIO 92, o tema ecoturismo passa a ter uma certa visibilidade no Pais e produz-se o primeiro manual de produtos de “turismo verde” organizado pela operadora EXPEDITOURS objetivando apresentar aos participantes deste encontro mundial um cenário das possibilidades brasileiras, neste setor do turismo nacional.

Neste evento em reconhecimento pelo seu pioneirismo, a EXPEDITOURS é distinguida com o diploma AÇÃO VERDE, fornecido por uma comissão internacional, por desenvolver ações em favor do nosso meio ambiente.

Em 1994 a EMBRATUR reúne um seleto grupo de pessoas da área governamental, ambiental e do turismo e cria as DIRETRIZES BRASILEIRAS DO ECOTURISMO, definindo os conceitos desta atividade.

Eco-turismo/Turismo Ecológico ou Turismo Responsável é: A atividade turística que conserva a natureza e a cultura dos lugares visitados ao mesmo tempo em que compartilha uma consciência ambiental e cria harmonia entre o visitante e a área visitada, conduzindo assim ao bem estar de todas as partes envolvidas.

Algumas sugestões, para identificar estes produtos e suas melhores práticas:

  • Promoção de atividades de baixo impacto
  • Atenção em mudanças eventuais no ambiente circunvizinho
  • Tratamento de lixo/refugos e práticas de reciclagem
  • Envolvimento da força de trabalho local
  • Inclusão da herança cultural local
  • Partilha de uma atitude amigável em relação ao meio ambiente
  • Fornecimento de assistência às limitações do visitante
  • Total atenção às medidas de segurança 

Breve Histórico:

1945 - Sr.Antonio Constantino da Silva Campos herda por parte da mãe uma área de 3000 ha. Desmembramento da sesmaria do Carvoazinho, município de Poconé, dando inicio a então Fazenda Sta. Rosa.

1952 - Casa com Dna. Adelina Siqueira, futura herdeira de parte dos 10.000ha da Fazenda. Capão Alto, da mesma sesmaria.

Até 1965 a principal atividade econômica deste proprietário estava na compra e venda de gado e condução de “comitiva”, complementando sua receita com a exploração da pele de animais silvestres como jacarés (media de 3000 peles ano), jaguatiricas, onças, ariranhas e catetos entre outros.

Graças a esta complementação, consegue gradativamente firmar seu próprio plantel de gado, chegando a 1500 vacas criadeiras.

Até 1973, antes do inicio da construção da atual Estrada Parque TRANSPANTANEIRA, o transporte era feito na base do cavalo e carro de boi, pouco a pouco foram chegando às caminhonetes e os aviões táxi aéreo a ponto de chegarem a existir 12 aeronaves em Poconé, hoje temos 2.

1976 - Ao completar um ano de existência da Transpantaneira, Antonio Constantino inicia a receber, em sua sede, esporádicos visitantes ao Pantanal, brindando-os com a conhecida hospitalidade do homem pantaneiro.

1983 - Com a partilha da propriedade de então aproximados 7000ha, entre seus herdeiros, cabe ao filho Vicente Aurélio aproximados 350ha e a sede da Fazenda. Sta. Rosa, onde então com recursos oriundos do Banco do Brasil, constrói e anexa a casa onde nasceu, 10 apartamentos, fundando assim a então Pousada das Araras.

Sem a experiência necessária, aliada ainda a pequena divulgação do destino Pantanal, Vicente se vê obrigado, por conta do compromisso bancário assumido, a vender a propriedade e Pousada ao então vizinho fazendeiro Sr. João Nunes Rondon.

1994 - A EXPEDITOURS de André Thuronyi já com relevante atuação, desde 1981, na atividade do turismo de natureza na região do Pantanal de Mato Grosso, decide pelo arrendamento das estruturas semiabandonadas da Pousada das Araras, iniciando sua recuperação tanto do ponto de vista estrutural como ambiental.

2000 - finalmente se concretiza a compra da propriedade, agregada as 600ha já adquiridas anteriormente completando assim 715ha.

Desde 1994 vem-se desenvolvendo e aprimorando as bases conceituais e estruturais do projeto ARARAS ECO LODGE elevando-o ao nível de referência, como projeto de implantação de ecoturismo no Pantanal.


alt

alt


 
Português (Brasil)English (United Kingdom)
Haras Bafo da Onça - Cavalo Pantaneiro

Clima no  Pocone 

30°C
Máxima: 31°C
Mínima: 23°C
Nascer do Sol  6:03 am
Pôr do Sol 6:55 pm
Vento: 12.87 kmh
Humidade: 62 %
Visibilidade: 9.99 km
 
Login ou Registre-se
Faça o login para aceder à àrea de documentos